Morro do Anhangava

O Morro do Anhangava (em tupi-guarani morada do diabo) é conhecido como "campo escola" atinge 1.423 m e compreende em seu complexo, o Morro do Samambaia, as Estradas da Baitaca e da Asa Delta, o Campo de Pouso de Asa Delta, assim como vias com diferentes graus de dificuldade, sendo um dos locais mais tradicionais para a prática de escalada do Estado. Também é possível a prática de rapel, voo livre e caminhada.


Sua trilha principal possui aproximadamente 8 km, com tempo médio de 02 horas de caminhada. Apesar de ser considerada leve, requer um mínimo de condicionamento físico em consideração a subida. A trilha possui equipamentos de segurança, tais como degraus fixados na rocha, grampos e outras contenções de trilha para proporcionar maior segurança aos visitantes. Há trechos com marcações (setas brancas ou amarelas) que indicam o caminho a ser seguido.

O Morro do Anhangava possuía um uso de cunho religioso desde a década de 1950, com a realização da Missa da Paz, no dia 1º de maio. Porém, como já mencionado, com a popularização deste evento e com o aumento dos impactos causados ao longo dos anos no cume do Morro, desde 2007, a Missa vem sendo realizada no Morro do Samambaia.

O acesso a sede do Parque Estadual Serra da Baitaca (PESB) é feito via Quatro Barras. Partindo do trevo do Atuba, de carro, segue pela BR-116, sentido São Paulo, até o trevo de Quatro Barras à direita, seguindo as placas que indicam Borda do Campo e Morro do Anhangava.

Chegando no bairro Borda do Campo há uma praça (referência Avenida das Pedreiras), segue até o trecho não asfaltado e então pela estrada de terra até o trailer do IAP a direita. Outra opção seria o uso de ônibus, via linha Curitiba-Quatro Barras, que tem como ponto de partida o terminal do Guadalupe (centro de Curitiba).

Desse terminal segue-se ao terminal de Quatro Barras, onde é possível utilizar o circular até a Borda do Campo, descendo no ponto final e seguindo até o trailer do IAP. O Anhangava possui duas trilhas importantes: a Principal e a Secundária. A trilha principal possui o maior fluxo e uso dentre todas as trilhas.

Tem o seu início após a entrada do Caminho do Itupava (posto de controle do IAP na Borda do Campo, logo após o ponto final do ônibus Borda do Campo, na Av. das Pedreiras).

O visitante encontrará após este ponto um trecho de estrada não asfaltada, e por aproximadamente 100 m, encontrará a trilha que logo o levará a uma bifurcação: à direita levará à cachoeira do Anhangava e também à cachoeira da captação de água da Sanepar para a Borda do Campo (rio Capitanduva) e à esquerda a montanha.

O acesso a esta trilha, também poderá ser alcançado por meio do acesso secundário ao final da estrada dos Cabritos - Rua Anhangava, onde se encontra um quebra corpo entre os portões, em direção leste. Seguindo o caminho entre os portões, conecta-se com a trilha principal, que vem de Borda do Campo. Neste mesmo portão, à esquerda, desce um calçamento que dá acesso à Trilha da Asa Delta ou Samambaia .

ACVL - Anhangava Clube de Voo Livre